Anne Raysa

Durante 21 anos da minha vida fui católica: fui catequista, coordenadora de grupo de jovens, auxiliava nas atividades da Igreja, fazia leituras na missa. Durante esse tempo, amei a Igreja Católica, porém a angústia e a sensação de que me faltava algo continuava presente na minha vida, aumentando minha ansiedade e a ideia da minha mãe de que eu deveria ir ao psiquiatra. Porém, certo dia, por motivos pessoais, conversando com minha madrinha, fui convidada a conhecer a Umbanda.

Nunca vou me esquecer do que senti no primeiro dia: SURPRESA.

Eu não conhecia nadinha da Umbanda, somente ouvia comentários a respeito de macumba, pomba-gira e Oxalá, comentários equivocados e visões completamente distorcidas sobre essa maravilhosa religião. No momento em que entrei no Terreiro, uma mistura de medo e curiosidade tomou conta de mim, porém no momento em que tomei passe com uma Cabocla, algo em mim se aquietou. Sabe quando você anda bastante, a ponto de ficar completamente cansado e quando encontra um bom lugar para repousar e descansar, aquela sensação de paz e gratidão preenche o seu corpo e o seu ser? Então, foi exatamente isso o que senti durante o passe. Era como se o meu coração, finalmente tivesse encontrado algo para preencher seus “buracos”. Mas foi após a consulta que tive com o Seu João Caveira, é que pude compreender o que, de fato, eu estava fazendo lá: aceitando uma nova missão nessa vida.

Com o tempo, com as consultas, ainda na consulência, perdi o “medo” que eu tinha, medo esse alimentado pela minha ignorância a respeito da religião. Percebi o quão maravilhosa é a Umbanda quando vi um menino, que por causa de um acidente não podia andar, levantar da maca e dar passos inseguros, ainda apoiado pelas mãos da mãe, em direção à assistência. Mais alguns domingos e eu pude ver o mesmo menino correndo pelas dependências do Templo.

Percebi que a Umbanda é paz e amor ao ouvir do Pai de Santo que ali não se aceitava dinheiro, não se fazia amarrações. Que ali tanto os médiuns, quanto as entidades estavam para trabalhar e evoluir. E ouvindo um pouco mais do seu “discurso” eu entendi que a Umbanda é uma religião criada pelo nosso Pai Olorum para que seus filhos tenham uma (segunda) chance de cumprirem sua missão aqui na Terra, se redimindo de seus erros do passado e auxiliando seus irmãos encarnados e desencarnados a seguirem pelo caminho da luz.

Hoje eu posso dizer com todas as letras que sou UMBANDISTA, e mesmo que ainda eu saiba pouquíssimo sobre tudo que envolve a religião, posso afirmar que ela é maravilhosa e que eu amo a Umbanda pelo que ela foi, é e ainda será. Também posso dizer que amo a Igreja Católica, pois se hoje estou no trilho da fé, foi porque iniciei minha caminhada na Igreja e tive a oportunidade de vivenciar um pouquinho da fé, da religiosidade e do amor de Deus, que chega a nós por diversas formas e faces.

Obrigada meu Pai Olorum, obrigada a todos os Orixás por essa oportunidade divina de crescimento e evolução.

Saravá irmãos!

8 comentários Adicione o seu

  1. Victor Molon disse:

    Ola, a principio te elogio pelo amor e por sua dedicaçao a nossa Mae Umbada como religiao. Gostaria de relatar que temos mais ou menos a mesma aproximaçao ou ponto de iniciaçao a umbanda, mas em tempos ”epocas” diferentes, Eu tambem fui pela curiosidade, e por la me identifiquei com a religiao, pelos guias, orixas etc… pela simplicidade, a verdade o amor. Como eu nasci em meio a uma familia espirita, praticantes ligados com a Doutrina Kardecista, eu ja estava no meio caminho andado, so bastava o despertar. Porem minha estrada é um pouco torta entre vai e vem, mas definitivamente ha algum tempo, estou me dedicando com amor, mas lamentavelmente por eu morar fora do Brasil, e por aqui onde estou Norte Italia o catolicismo é a principal religiao nao por afeto, mas sim politico social, Sobre o espiritismo, existem muitos tabus, muito misticismo,fantasia e charlatanismo sobre o assunto. Sinto muita saudades de um terreiro de uma gira e de todos os rituais. Te escrevo com todo respeito e admiraçao por sua dedicaçao a Umbanda, um ato muito nobre, digno e lindo de sua parte, acima de tudo muita sinceridade. Acabei sendo direcionado a voce, porque fui procurar sugestoes de livros da umbanda, e atraves de seu relato sobre os livros de Rubens Saraceni, e Robson Pinheiro acabei encontrando uma irma que expressa com muito orgulho e amor a Umbanda,
    Muita luz a voce irma !
    Sarava !

    1. anneraysa disse:

      Saravá irmão! Como você está?

      Primeiramente quero agradecer pelas palavras e carinho. A Umbanda é a melhor “coisa” que aconteceu em minha vida e sou grata a essa religião, aos Guias, aos sagrados Orixás e a Deus por tudo o que vivo no terreiro 🙂
      A Umbanda está se expandindo aos poucos. Sei que existem terreiros em Portugal, Inglaterra e até França. Deve ser realmente difícil ficar longe “de casa” né? Você pretende voltar ao Brasil?

      Muita luz para você!

      Saravá!

      1. Victor Molon disse:

        Ola irma, agradeço o seu retorno, De fato a Umbanda é maravilhosa ! Quanto a terreiros tenho conhecimento de algumas casas espalhadas pela europa ocidental mas nao tem muita força como ai no Brasil, Aqui infelizmente rola muito teatro, dinheiro, e tudo o resto que podemos dizer ao contrario daquilo que é esperado. Bem, nao cabe a mim julgar, muito menos fazer criticas, cada um sabe o que faz, nao é verdade ! Eu pelo menos, levo a risca aquilo que nos foi ensinado, o que recebeste de graça, de graça dara e fara ao seus semelhantes, e assim o faço hoje e o farei amanha como fiz em meu passado.
        Onde resido a San Candido, Bolzano – Italia, como se trata de uma comunidade muito fechada, cheia de preconceitos, tradiçoes e tabus. etc etc e etc, muito dificil para eu pensar em qualquer coisa. Sinto sim muita saudades dai, sou de sao paulo e minha esposa de curitiba, minhas filhas nascidas em sao paulo. estamos aqui cabalisticamente 7 anos (rsss) devo ainda permanecer por algum periodo ainda, ate minhas filhas terminarem os estudos. Este lugar onde estou é magnifico, maravilhoso por sua natureza explendora, com energias muito fortes dos elementais, bem como as aguas cristalinas e etc. Muito forte e marcante as falanges trabalhadoras da mata, da agua, das pedreiras e todo o circulo que envolve este campo fisico e espiritual. Eu por final acabo me virando meio kardec evangelho e oraçoes, e parte vibracional a nivel de umbanda, e me esforçando ao maximo no estudo da apometria para um dia, quem sabe se eu for merecedor, fazer alguns desdobramentos medio consciente e atuar a distancia. Antes de realizar esta mudança de pais, alguns anos atras, em sao paulo ajudei muito a nivel de transporte espiritual, em um centro epirita, um mesa branca Kardec meio diferente, ( casa muito especial ) com as falanges de indios, caboclos, pretos velhos, nossos amigos guardioes de lei da esquerda muito presentes e atuantes, e eu espero e acredito estar dando continuidade a esta conduçao nesta mesma estrada por aqui! As vezes sinto-me meio perdido um pouco solitario, que na verdade, eu sei bem, que nao estou, mas tratando-se fisicamente, nao é a mesma coisa de um grupo etc e tal …. , E dificil, mas permaneço em sintonia com meus guias, com nossos orixas, e na guarda de Deus, neste universo imenso. Bem falo demais ! Obrigado por permitir a minha palavra. Luz sempre, Sarava irma ! Buono Finale di Settimana Bello Weekend ! 😉

      2. anneraysa disse:

        Aí fica complicado mesmo. Você pretende retornar ao Brasil?

  2. Victor disse:

    De fato, pretendo sim retornar, mas tenho alguns anos ainda por aqui! Ahhh não me esquecendo, agradeço a sugestão que você oferece sobre leitura, pois vim conhecer as obras de Rubens Saraceni. Essas me fortificando mais na conduta da fe e da umbanda.

  3. Victor disse:

    Sugestão venho me referir, através de sua publicação sobre as obras. Luz a você e a todos irmãos de fé, muita saudades de um terreiro, Deus abençoe a todos nos! Saravá irma

  4. Gina disse:

    Muito obrigada pela oportunidade de aprender mais sobre a Umbanda. Essa religião de amor e acolhimento genuíno. Adorei seus posts, muito esclarecedores. Muita luz…

    1. anneraysa disse:

      Olá minha irmã

      Muito obrigada por seu comentário e por sua visita 🙂 Fico muito feliz em saber que este blog serve de utilidade para meus irmãos.

      Um grande abraço. axé!

Deixe um comentário