Oxóssi, o caçador de uma flecha só

Tenho refletido muito sobre essa afirmação a respeito de Pai Oxóssi, do “caçador de uma flecha só“, porque ele precisa ser certeiro, enxergar exatamente o que quer, apontar, respirar fundo, e solta a flecha. Não há espaço para dúvidas, não dá para ficar em cima do muro, não dá para querer tudo. Ou é, ou não é.

É preciso entender que para escolher a guerra em que devemos lutar, é preciso antes ponderar, analisar a situação, e verificar onde há favorabilidade e onde há pontos fracos que devem ser considerados para, aí sim, decidir com que armas investir (e se guerrear, de fato). Porque para o caçador, não há outra chance, se não essa, de ganhar. Neste caso, para Oxóssi, vencer a guerra representa superar os medos, as angústias, os fracassos e a solidão de si mesmo. É alcançar os objetivos, é trazer o sustento para a família, é progredir na carreira, é realizar os próprios sonhos, é ter conforto e poder decidir o que é melhor para si.

Foto: por Anne Raysa – Porto Amazonas – PR

Quando a flecha é lançada, ela tem um alvo e esse é decidido pelo caçador. O alvo é um só, e isso significa que precisamos ser realistas, mas também generosos conosco. Queremos tanto progredir em nossos sonhos e objetivos, que muitas vezes, queremos fazer tudo ao mesmo tempo e pular etapas para “chegar lá” o quanto antes. Mas respeitar o tempo e fazer uma coisa de cada vez é respeitar a si mesmo. É dar uma chance real para que seu propósito se concretize de fato, e tornar factível o que você vislumbra no momento em que atira a flecha.

Por isso, nos momentos de indecisão ou nos dias em que as discussões calorosas estiverem presentes em sua vida, pondere se a sua flecha é certeira e se ela lhe trará o que você precisa para continuar seguindo o seu caminho, rumo ao que você almeja, ou se o que você está visualizando é apenas mais uma ilusão do seu ego ou mais uma cortina da sua insegurança, impedindo você de caminhar.

Peça à Pai Oxóssi que lhe abra os caminhos para que você consiga enxergar melhor antes de a sua única flecha atirar.

Okê Arô!

Deixe um comentário